O conceito de ...

O conceito de ...

terça-feira, 17 de março de 2015

Ensinando uma virtude. Por Erika da Silva Jesus Ambrosio

Ensinar uma criança a dizer "obrigado" é importante, mas realmente incutir um sentimento de gratidão em si é outra questão. Gratidão vai além de boas maneiras - é uma mentalidade e um estilo de vida.
Um artigo do Jornal Wall Street  sobre o levantamento de crianças com gratidão reconheceu um crescente interesse na área na geração mais jovem. O artigo citou estudos mostrando que as crianças que são gratas com relação a atenção que é dada na escola colhem benefícios concretos, incluindo uma maior satisfação com a vida e uma melhor atitude sobre a escola.
O que é a grande coisa sobre ter uma atitude de gratidão, afinal?
Primeiro de tudo, a gratidão é saudável para nós. Acredite ou não, a gratidão beneficia adultos e crianças em um nível muito básico. Na verdade, um estudo conduzido pelo Dr. Robert A. Emmons, da Universidade da Califórnia, revela que cultivar a gratidão pode aumentar os níveis de felicidade em cerca de 25 por cento. Ela também pode fazer com que os indivíduos tenham vidas mais felizes, mais satisfeitos e  aumento dos níveis de auto-estima, a esperança, a empatia e otimismo. Outros estudos mostraram que as crianças que praticam o pensamento grato tem atitudes mais positivas em relação à escola e a família.
Gratidão também concede perspectiva quando as crianças levam em conta a enorme quantidade de oportunidades, privilégios e bens materiais que a maioria delas  usufruem através nenhum esforço próprio. Afinal de contas, elas se acostumam em receber o benefício sem saber ou se importar de onde vem. Quando as crianças reconhecem que as coisas que elas possuem e as oportunidades vem de alguém, os ajuda a desenvolver uma compreensão saudável de como nós somos  e eles podem ser mais inclinados a tratar os outros com respeito genuíno. Além disso, a gratidão melhora os relacionamentos. Praticar a gratidão amplia as emoções positivas e o otimismo de jovens estudantes, reduz as emoções negativas e aumenta as sensações de conexão e de satisfação com a escola e a vida, fortalecendo a saúde.
Pensando em nosso local de trabalho: você prefere aparecer no trabalho todos os dias para os colegas que reconhecem e apreciam as suas contribuições, ou colegas que assumem suas responsabilidades sem ao menos agradecer pela ajuda inesperada em um momento de dificuldade? Os colegas de trabalho de apreço é claro. É um princípio simples: gratidão promove relacionamentos mais fortes, mais positivos e mais genuínos. Fundamentalmente, a gratidão é sobre estar ciente de quem ou o que faz com que os aspectos positivos de nossas vidas sejam possíveis. Quando as crianças aprendem a pensar nesses termos, elas podem ser menos aptas a serem arrogantes e egoístas. Além disso, elas começam a apreciar o que elas têm, em vez de se concentrar no que elas querem ter.
Gratidão começa em casa. Ter um momento de agradecimento a cada dia quando todos compartilham algo que são gratos. Se a lista inclui um brinquedo favorito ou um cartão de aniversário, esta prática diária pode ajudar a desenvolver um estado de espírito positivo. A gratidão se estende bem além das coisas materiais. Ensinar a ter moderação e incentivar as crianças a apreciar o que elas têm, bem como dar-lhes uma perspectiva mais realista sobre o que você e os outros fazem por elas. Incentive as crianças, o velho ditado "é melhor dar do que receber" foi  feito em torno de uma razão. Nos sentimos ótimos quando ajudamos alguém. Independente de sua idade, as crianças podem realizar tarefas simples no serviço do lar. Quando as crianças dão o seu tempo e energia para ajudar os outros, elas são menos propensos quando adultos a ter dificuldades de cuidar da sua saúde, casa e família.
Quando ensinamos as crianças a tratar os outros com dignidade e respeito, elas estarão mais propensas a apreciar as maneiras pelas quais essas pessoas  contribuem para melhorar as suas vidas. Da mesma forma mais propensas a dar o valor que as pessoas merecem. É crucial para nós, educadores ensinar para as nossas crianças a importância de tratar todas as pessoas com respeito. Às vezes nós colocamos mais ênfase em mostrar respeito pelos chefes, líderes e outras pessoas de alto perfil, esquecendo de estender a mesma cortesia para os outros. Precisamos mostrar para as crianças a importância de tratar a todos com respeito.

Escrito por Érika da Silva Jesus Ambrosio


Fonte de pesquisa: www.huffingtonpost.com/news/teaching-kids-gratitude/

8 comentários:

  1. Excelente texto! Gratidão por algo que foi recebido de alguém é a melhor forma de demonstrar o valor da ação que essa pessoa teve! As vezes não podemos retribuir da mesma forma, mas ao sermos gratos, enchemos o coração da pessoa que nos ajudou de alegria!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bela iniciativa do blog!!! O texto é excelente e nos faz refletir na prática de educação.

    ResponderExcluir
  4. Considero importante, não só incutir na criança o sentimento de gratidão, mas dar a ela bons exemplos para que esse sentimento se torne vivo e latente, sem que haja distinção da posição social que o outro venha ocupar perante à sociedade.

    ResponderExcluir
  5. A gratidão é o cerne do desenvolvimento do ser humano. A partir da gratidão nasce a solidariedade, mola mestra de uma sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  6. Bela iniciativa. Faço pedagogia e não tinha visto a gratidão do ponto de vista educacional.

    ResponderExcluir
  7. Parabens pela iniciativa! Muito bom seu texto. Nos faz refletir acerca de sermos gratos e ainda nos mostra os beneficios que essa atitude pode trazer para quem a pratica. Sucesso em sua carreira!

    ResponderExcluir