O conceito de ...

O conceito de ...

sexta-feira, 20 de março de 2015

Árvore da Gratidão (Suzane Dutra)

 Trabalhar o tema Gratidão em sala de aula é maravilhoso para despertar nos alunos a necessidade de praticar atitudes do bem! Agradecer pela vida, pela família, pelo alimento, pelos amigos, e por qualquer outro motivo, faz com que as crianças cresçam com humildade e sempre conscientes que ser grato faz a vida ter mais sentido.


Para iniciar uma aula diferente trabalhando um tema importante como esse da Gratidão, o professor pode fazer a ÁRVORE DA GRATIDÃO.
 Com minha turma de 5º ano do Ensino Fundamental, iniciei a aula com uma frase sobre a gratidão.

"Gratidão: Uma virtude a ser praticada!"

 Procuramos no dicionário o significado das palavras: Gratidão e Virtude, e a partir daí, os alunos começaram a tirar conclusões e supor o que a frase quer transmitir. Com uma leve intervenção do professor os alunos vão sendo levados a pensarem sobre as suas práticas no dia dia. " Será que somos realmente gratos por tudo que temos e somos?" " Será que agradecemos ao nosso amigo por alguma benfeitoria?"...Assim, a aula acaba se tornando um bate papo construtivo.
  A partir daí, após terem bastante informação sobre o assunto, os alunos estarão prontos para  escreverem sobre suas atitudes e como a gratidão é importante para uma convivência harmoniosa.


                                               Atividade Árvore da Gratidão

Dica:
  • Fazer uma árvore na sala de aula, ou utilizar uma árvore natural;
  • Distribuir tiras de papel para que os alunos escrevam sobre o que são gratos e à quem;
Veja um Exemplo:







É uma atividade simples, mas de enorme sentido. Todos os professores devem procurar trabalhar esse tema. Com certeza vale a pena!
Essa foi a minha árvore, Faça também a sua!!!!!!
(Suzane Dutra)

3 comentários:

  1. Adorei a ideia da árvore da gratidão! Realmente a gratidão é uma coisa rara nos dias atuais, e cultivando-a em nossos pequenos, poderá florescer em nossos futuros jovens e adultos! Ficou massa o blog, super bem desenvolvido o tema! Super curti!

    ResponderExcluir
  2. Achei excelente,Vou fazer com minha turma.Obrigada professora.

    ResponderExcluir