O conceito de ...

O conceito de ...

quarta-feira, 18 de março de 2015

Gratidão. É de pequeno que se aprende!!! (Eliane Sousa da Costa)


Podemos e devemos trabalhar esses valores na educação infantil. O quanto antes introduzirmos a gratidão como prática, melhor será o resultado.
Temos que trabalhar em conjunto com a família,pois o apoio dos pais é fundamental!!!!!!!!!!

Pode-se ensinar e praticar a gratidão de maneiras diferentes e em diferentes momentos do dia. Na hora de educar o seu filho em gratidão é importante que você considere a idade que ele tenha. Siga alguns conselhos: 
1 – Os pais devem levar em conta que as crianças menores de 2 anos não entendem qual é o sentido de agradecer. Podem dizer “obrigado”, mas será como uma repetição do pedem a ela e não do que elas sentem. 
2 – A partir dos 2 ou 3 anos, as crianças já têm um conceito mais amplo de gratidão. Nessa fase é bom aproveitarmos para ensinar a elas que o ato de agradecer é gratuito e que ao agradecer não devemos esperar nada em troca
3 – O exemplo, tanto dos pais como dos educadores, é fundamental na hora de inculcar este valor nas crianças. O melhor professor para ensinar gratidão aos filhos são os pais
4 – As crianças devem aprender a agradecer não somente pelo material, mas também por algum gesto que tenham tido com elas. Obrigado por me estender a mão, por me deixar passar, por me chamar, por ter preparado meu café da manhã, almoço, janta, etc. 

5 – Deve-se ensinar a criança a agradecer pelas pequenas coisas ou ações. Também que sejam agradecidas consigo mesmas pelos pequenos esforços de como arrumar a cama, a mochila, fazer os deveres, etc. Além disso, também podemos ensiná-las a agradecer pela caminha tão boa que elas têm, pela sua família, irmãos, pela sua escola, professor (a), amigos... Isso lhes ensinará a valorizar o que elas têm. 
6 – Na escola, é muito importante que os educadores reconheçam o esforço das crianças, agradecendo-lhes algumas vezes. 

7 – Agradecer pelas coisas positivas que acontece com elas faz com que as crianças busquem fazer sempre o bem. Devemos ensinar uma criança a ser agradecida não somente com palavras, mas também com detalhes, gestos, sorrisos, beijos e abraços. 
8 – Na hora do jantar, um bom exercício é conversar com as crianças e perguntar a elas qual foi o momento do dia que elas mais gostariam de agradecer. Aliás, agradecer antes de qualquer refeição e lembrá-las que naquele momento muitas crianças não têm o que comer ajuda as crianças a serem agradecidas. 
9 – Outra idéia é dar responsabilidades às crianças como recolher seus brinquedos, ou ajudá-las a colocar a mesa, para que elas se sintam valorizadas quando agradecermos a elas. 
10 – Outra sugestão seria ensinar as crianças a elaborar cartões de agradecimento na sua festa de aniversário, pela presença de cada amigo. Poderia ser um desenho ou uma simples mensagem de agradecimento.

Fonte: http://br.guiainfantil.com/materias/educacao/valorescomo-educar-a-crianca-em-valores-a-gratidao/



Nenhum comentário:

Postar um comentário